O Catolicismo Através Da História

· 3 min read
O Catolicismo Através Da História

Padre Rodrigo sublinhou que a apostolicidade da Igreja não é compreendida apenas como uma herança de sedes episcopais assumidas pelos sucessores dos apóstolos ao longo dos séculos. “Ela se dá no fundamento da fé dos apóstolos, em uma vida fundamentada nessa mesma fé”, afirmou, explicando que, portanto, participam da dimensão apostólica da Igreja todos aqueles que recebem o Batismo e professam essa fé. A grande presença do catolicismo durante o período medieval começou a sofrer um expressivo abalo quando os movimentos heréticos da Baixa Idade Média e, séculos depois, o Movimento Protestante, questionaram o monopólio religioso e intelectual de seus clérigos.


São Jorge, inclusive, é um dos poucos santos venerados pela igreja católica e pela igreja ortodoxa. Todos esses cultos estão centrados no culto aos espíritos, bons e maus, dando origem a práticas difundidas de magia “branca“ e “negra” e, portanto, criaram, no Brasil, o terreno adequado para acomodar uma doutrina como a de Kardec, em que a evocação de espíritos é o centro de sua própria concepção religiosa. E quando eu souber que há membros de outras religiões e repudiam o natal, apenas dou um feliz ano novo ou nem isto, se não querem congratulações e nenhuma, vou me dirigir a quem quer, e a estes, que fiquem com seus chiliques e mau humor. COM A PROLIFERAÇÃO de seitas que se proclamam “cristãs” e se apresentam como únicas intérpretes autorizadas das Sagradas Escrituras, as tradições mais santas do verdadeiro cristianismo vão sendo contestadas, e a desinformação levanta dúvidas mesmo entre fiéis católicos.

Sociedade Moderna E Reforma Da Igreja


Clemente de Alexandria chegou a declarar que os teólogos Cristãos do Egito “Não guardavam nenhum dia do ano a não ser o Natal do Senhor” [conf. Eu fico triste e irado ao mesmo tempo, quando ouço dos nossos arredios irmãos protestantes (que se auto intitulam "evangélicos", como se nós seguíssemos outras religiões/livros e não o Santo Evangelho de Cristo), criticando a Igreja Católica. Que vem do grego e significa "Universal",logo, é a Igreja de Cristo, pois Cristo veio trazer a Boa Nova para todos os povos. Quando explico isso, muitos ficam perdidos, sem argumentos, mudam de assunto, mas dias depois, eles vem com outras calúnias e a falta de leitura, estudo, pesquisa, comum a eles.

  • Outra diferença entre as duas igrejas é que na Igreja carismática, os métodos contraceptivos são permitidos.
  • Diríamos que, atualmente, PL4 estaria professando um peelismo sincrético, cujo núcleo simbólico parecer ser o ensinamento e a pessoa do Patriarca, "fundador para cada época", rodeado por reminiscências católicas e outras.
  • O clero perdeu o direito de subvenção pelos cofres públicos e a igreja do Brasil reforçou sua dependência em relação à Santa Sé.
  • A Igreja é anterior ao reconhecimento de Constantino e de qualquer outro imperador.
  • Cristo não podia deixar sua Igreja sem a assistência necessária para que o patrimônio do Evangelho não fosse dilapidado pelos homens.


A Igreja se manteve sempre alheia às práticas pagãs; um dos exemplos mais típicos é o do Bispo S. Ambrósio, de Milão, que em 390 censurou energicamente os desmandos do Imperador Teodósio, levando-o à penitência. A história da Igreja é a história do Corpo de Cristo prolongado através dos séculos; traz as características desse Corpo dilacerado pelos homens, mas vencedor pela força do Pai. Com o tempo, essa religião africana praticada no Brasil foi adquirindo características próprias.


Música Sacra: Stabat Mater – Sequência Católica Do Século Xiii


Aos 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor. S3 refere-se à Seicho-no-iê exclusivamente como filosofia e desdobra-se  leituras da missa de hoje  de que essa filosofia não só não é anti-cristã como é totalmente cristã. Segundo S3, que se declara católica e de missa, viver a Seicho-no-iê torna o católico mais cristão.

  • Essa maneira secreta de dizer “Sou cristão” foi muito proveitosa nas circunstâncias em que a declaração pública disso poderia desencadear represálias.
  • Caso elas não fossem agregadas à Ação Católica, poderia “causar prejuízo” e descontentamento entre os membros do clero114.
  • Esta característica se acentuou em Espanha e Portugal a partir do século XVI, quando os reis quiseram unificar as populações dos seus territórios, combatendo judeus e muçulmanos.
  • Os cristãos então se multiplicam e evangelizam as instituições do Império Romano assim como os bárbaros invasores.